Sílvia Garcia
Administradora, ANI
Sílvia Garcia é Administradora da Agência Nacional de Inovação (ANI) desde Abril de 2023. Liderou nos últimos anos o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento (INCMLAB) da Casa da Moeda e Imprensa Nacional, tendo contribuído ativamente para a sua criação e desenvolvimento, tendo sido também responsável pelo lançamento e criação do Prémio de inovação da empresa (Prémio IN3+).
É doutorada em Biotecnologia, com pós-graduação em gestão industrial e licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade Nova de Ciências e Tecnologia (FCTNOVA). Com mais de 15 anos de experiência na indústria, trabalhou principalmente na área da inovação tecnológica, nos sectores público e privado. Nos últimos anos, tem-se concentrado no desenvolvimento de ideias e na sua implementação através de projetos de I&D multidisciplinares (nacionais e internacionais) e estabelecimento de parceria estratégica com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) com o objetivo de promover novas áreas tecnológicas.
Foi investigadora sénior no ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), onde também exerceu funções de técnica superior, na área da sustentabilidade industrial. Na Agência Portuguesa do Ambiente exerceu funções de técnica superior na área do licenciamento industrial, tendo também como missão o acompanhamento de políticas públicas junto da União Europeia, nomeadamente da área da responsabilidade ambiental. Iniciou a sua carreira como investigadora primeiro no IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), tendo passado pelo ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Bioquímica-António Xavier) e pela FCT-UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), onde se doutorou em 2006. A título voluntário, foi coordenadora do grupo de missão de Inteligência Artificial da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), responsável por analisar, discutir, divulgar as tendências, e promover o debate do uso de Inteligência Artificial no setor público e privado, assim como desenvolver reflexão e pensamento estratégico de forma a desmistificar a Inteligência Artificial.